Utilizar o Adsense para rentabilizar sites e blogs

Uma das coisas mais comuns entre os blogueiros e webmasters é a utilização de adsense para ganhar algum dinheiro com os websites.

O Adsense é uma plataforma da Google com milhares de anunciantes e que é conhecida pela sua facilidade de utilização, se não é o método mais fácil para ganhar dinheiro é pelo menos um dos mais fáceis. Não é preciso um cursos de informática, marketing digital ou qualquer outro tipo de formação para utilizar esta plataforma, basta nos registarmos aqui e esperar pela carta com o código de confirmação.

google adsense

O que a plataforma Adsense tem de muito bom?

Esta é das coisas mais simples de vos explicar e que está à vista de todos, o Adsense como já disse anteriormente é uma plataforma com milhares de anunciantes o que faz com que grande parte dos nichos de mercado tenham anunciantes sem termos de procurar por eles.

O sistema é tão bom que pela segmentação que fizermos no site e pelos interesses dos visitantes vai mostrar (quase) sempre anúncios de interesse/relevantes, conseguindo assim uma excelente conversão tanto para o webmaster como para o anunciante.

É por isso que existem tantos sites bastante pequenos em micro-nichos com os famosos templates adsense-ready, o webmaster só se dava ao trabalho de procurar bons nichos, registar domínios, instalar um CMS, colocar conteúdo e fazer algum link-building depois os algoritmos do adsense tratavam de colocar anúncios relevantes em cada site e era só esperar pelos visitantes e cliques e estavam alguns sites a render sozinhos.

A posição dos anúncios e a influência nos ganhos

Uma das coisas em que eu me baseei durante muito tempo, foi que o primeiro anuncio do Google era sempre o mais rentável, por isso evitava colocar o primeiro anuncio visível ao visitante em posições de baixo CTR, mas recentemente apercebi-me que isso não passava de um boato lançado por alguns blogueiros e webmasters, como podemos confirmar no blog do Adsense.

Atenção: Colocar o primeiro anúncio do site no topo ou ao lado do logótipo provavelmente não é uma boa estratégia, o visitante tem por hábito fazer scroll down para ver o artigo e acaba por ignorar os anúncios.

Aqui ficam algumas das posições recomendadas para a utilização de anúncios da Google:

posições adsense rentaveis
Anuncios acima da dobra / above the fold

Ainda à pouco tempo a Google lançou uma actualização que visa melhorar qualidade das pesquisas, descendo assim no ranking sites que tenham publicidade em excesso. A publicidade acima da dobra ou em inglês above the fold é aquela primeira impressão que sai quando se entra num site. Para que não seja prejudicado deves apostar em ter mais conteúdo à vista do leitor que publicidade.

publicidade above the fold

Atenção: Ter um site cheio de publicidade não quer dizer que vais ganhar mais que ter apenas 1 ou 2 blocos de anuncios. O teu rendimento por clique não vai depender só da quantidade mas também da qualidade.

Como não ser banido do Google Adsense

Infelizmente conheço bastantes pessoas que já foram banidas desta excelente forma de rentabilização de sites. Como é de conhecimento geral, a Google aposta bastante na qualidade, não só de pesquisas mas também na conversão/publicidade para os anunciantes, por isso as regras do Adsense são levadas à risca.

Deixo aqui algumas regras que são básicas mas que muitos não cumprem:

  • Não clicar nos anuncios
  • Não pedir para clicarem nos anuncios/não incentivar ao clique
  • Não colocar os anuncios de forma a se confundirem com conteudo do site
  • Não utilizar blocos de adsense em sites de warez, pornográficos e outros
  • Não alterar as dimensões dos anuncios
  • Não fazer sobreposição de anuncios

Ver regras do Adsense

Pagamentos Google Adsense

Acho que não é preciso de dizer a ninguém que a Google nunca falha nos pagamentos. 🙂

Os pagamentos de Adsense são realizados no mês após o publisher atingir a meta minima de 70 euros (ou qualquer outro valor mais alto definido por cada publisher). Os pagamentos normalmente são realizados a dia 23 de cada mês e pelo menos eu costumo receber no próprio dia de emissão ou na pior das hipóteses no dia útil seguinte.

0
(Visited 18 times, 1 visits today)

2 Comments

  1. Pingback: Ganhar dinheiro com afiliados é assim tão difícil?

  2. Pingback: Porra! As empresas de afiliação não tem campanhas para o meu site.. e agora?

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *