skip to Main Content

Tem mesmo de publicar todo o dia no blog?

Muitos blogueiros recomendam a outros blogueiros publicar diariamente nos seus blogs, argumentam que se não publicarem todos os dias o blog se torna desinteressante e vai ter quebras de tráfego significativas e deixar de render. Mas será que isso é assim?!

No último ano de experiências que tenho feito (último ano, porque acho que a minha evolução enquanto blogueiro só aconteceu neste último ano) posso garantir que nem todos os blogs necessitam obrigatoriamente de ser actualizados diariamente. Isto porque existem blogs que são consumidos diariamente pelos leitores e blogs que apenas servem para informar pára-quedistas (entenda-se visitantes caídos dos motores de busca) em pequenos nichos sem concorrência.

Actualizar blogs diariamente???

Na minha opinião e por experiência própria os sites que necessitam mesmo de ser actualizados a toda a hora são os sites de entretenimento, isto porque existem visitantes regulares e a sua concorrência acaba por ser do mais elevado que há, um dia sem publicar nada é quase o mesmo que fechar o blog. Outro caso e este muito óbvio, são os sites de notícias. Notícias quase podem ser actualizadas ao segundo, se o blog for muito genérico dá para arranjar tema para ocupar todos os minutos do seu tempo a escrever artigos/notícias.

Tem um site pequeno, primeira posição do Google e sem concorrência? Ok, é o site ideal para você deixar uns tempos um pouco mais parado, isto porque não tem ninguém querendo roubar a sua posição (e sendo que é tão fácil manter essa posição) não deve necessitar de grandes actualizações, mas tenha em conta que os motores de busca gostam de sites actualizados com informação fresca.

Exemplo prático de um blogueiro que não publica diariamente e tem sucesso

Um site sobre ganhar dinheiro na Internet pode variar um pouco, em Portugal tem um grande exemplo de um dos maiores sites de MMO que não tem grandes actualizações e continua no topo das pesquisas para a palavra-chave dinheiro e mais umas quantas dentro do mesmo nicho.

O Dinheiro Oportunidade passa bastante tempo sem ser actualizado, está num nicho bastante concorrido e cheio de concorrentes “da pesada” e mesmo assim, não é por isso que perde as suas posições e tráfego. Dá que pensar!

Tem conteúdo novo para publicar diariamente?

Como referi anteriormente, se o seu site ou blog tem um carácter de noticiário ou de entretenimento conseguir novo conteúdo diariamente é uma tarefa bastante simples, mas se o seu nicho for mais fechado e pouca evolução existir em termos de novidade vai ser muito difícil você actualizar diariamente – a não ser que generalize um pouco.

Será que o seu nicho requer mesmo uma publicação diária?

Habituou os seus leitores a um artigo diário e deixou de o publicar?

Outro grande problema da actualização diária dos blogs é o hábito que você vai criar em seus leitores regulares, se você estiver 6 meses actualizando o seu blog uma vez por dia e no sétimo mês começar a actualizar um dia sim, um dia não, dois dias sim e outro dia não, sempre de forma desregulada provavelmente ai sim, você vai notar algumas quebras de visitas e participações no seu blog.

Na minha opinião deve criar um hábito para que os seus leitores saibam que todos os dias, ou todas as quartas e quintas você actualiza seu blog, mas não deve quebrar essa rotina.

Concluindo…

Isto tudo para lhe dizer que não deve ter medo de deixar o seu blog algum tempo sem ser actualizado, vai depender do nicho, da concorrência e de mais inúmeros factores, mas não ligue tanto aos blogueiros que o querem assustar dizendo que o seu blog por não ser actualizado por um dia vai cair na desgraça.

O que você acha acerca desta questão?

Jóni Oliveira

Trabalho online por conta própria desde os 17 anos (2010) e desde então nunca tive um emprego comum. Sempre com ideias e projetos novos a serem lançados, posso dizer que hoje faço o que quero e o que gosto e ainda tenho a liberdade geográfica para morar onde bem entender, com uma simples ligação à Internet.

This Post Has 12 Comments
  1. Jóni, excelente explanação do assunto, tudo é uma questão de publico, se você tem leitores fiéis, e acostumou-os a um artigo diário, dai sim, é necessário. Devemos publicar assuntos relevantes, não apenas pra ser mais um artigo publicado.
    Abraços,
    Digo Cabral

    1. Olá Digo,
      É mesmo isso que você disse – “não apenas para ser mais um”.
      Apostar só naquilo que ralmente importa, informação nova e relavante.

      Abraço

  2. Olá Joni!
    Aqui estou, li uns artigos teus, gostei do teu trabalho.
    Muito bom, sucesso!
    Bom acho que para um blog as publicações diariamente, não são tão necessárias. Claro que para os blogs que seus autores postam todos dias o sucesso é mais rapido, etc. Mas pode se chegar ao sucesso sim postando por exemplo 3 vezes por semana e colocando em pratica algum projeto nos fim de semana.

    Abraços
    Elias Quintão

    1. Olá Elias,
      A meu ver não é uma questão de sucesso mais rapido, quanto mais você posta mais depressa vai ficar sem assunto.

      Vale mais um artigo por mês cheio de coisas boas para aplicar na prática que um artigo diário sobre algo que já exista mais que batido na Internet.

      Abraço e sucesso para si!

  3. Pois é… Publicamos um artigo [mes 3 de 2011] sobre isso quando muitos dos amigos blogueiros de 2012 começou a criar seus blogs em final de 2011 pensando que tinha que publicar um artigo ou dois por dia, como alguns blogs que não são de intretenimento já fazem.
    Analizamos os blogs e nichos e verdadeiramente só os fixionados em SEO e indexação pensam que sim, tem que haver um post para cada dia… ao nosso ver é uma bobeira pois acabamos por sobrecarregar o leitor com muita informação uma vez que o leitor não visita só o seu blog ou um blog por dia…

  4. Este é um assunto bem delicado! Porisso é sempre bom conhecer outros blogs do mesmo nicho, eu mesmo, publico posts em meu blog duas vezes por semana (terça e sexta-feira), sei que esta é uma frequencia padrão, mas ainda pretendo aumentar esta frequencia de postagem, pois sei que isso traz certas vantagens!

    Otimo artigo!

    1. Olá Everson,

      É mesmo isso como você disse, deve conhecer a concorrência e tentar fazer igual ou melhor (de preferência melhor) que eles.

      Se a sua concorrência publica artigos 2x por semana com uma média de 200 palavras por artigo, o ideal para si é postar 3x por semana com uma média de 250 palavras para cima.

      Temos sempre de tentar ser melhores que a concorrência! 🙂

      Abraço e obrigado pela visita

  5. Olá Joni,

    eu próprio já escrevi sobre este assunto no meu blog. Realmente a frequência de publicação ou se preferirem a cadência deve ser constante. Não é necessário publicar todos os dias, mas manter a cadência certa.

    Se por motivos de tempo ou por motivos estratégicos se pretende alterar a cadência de publicação, essa alteração nunca deve ser feita de froma brusca. Deve-se fazer essa alteração na cadência de publiacção de forma gradual e planeada ao longo de algumas semanas.

    Como referes no artigo, uma mudança muito brusca nos hábitos de publicação pode baralhar os leitores e acabar por diminuir o nº de visitas diárias.

    Abraços

Comments are closed.

Back To Top