Novas etapas enquanto Webmaster

Desde que cheguei ao Brasil tenho me perdido um pouco no que toca a dedicação, foco e trabalho, no entanto agora que já estou mais habituado a estar cá e que mais tarde ou mais cedo tenho os meus documentos brasileiros e tudo mais chegou a altura de começar a trabalhar como trabalhava em Portugal (500% de dedicação).

webamaster

Escolher projetos que irei manter e abandonar

A primeira etapa que me auto proponho é a manter e abandonar a minha lista de projetos, já comecei faz mais de 1 mês e abandonei boa parte.

Nota: Quando um Webmaster abandona um projeto não significa que o vai eliminar, significa apenas que ai deixar de o trabalhar (sem link building, sem artigos regulares, etc), mesmo assim alguns vão continuar a render para uns cafés.

Depois de uma forte análise de keywords e tendências escolhi apenas três nichos dos vinte e poucos em que tinha projetos.

Começar a organizar tarefas..

Sou a pessoa mais desorganizada do mundo, mas durante esta madrugada decidi que é hora de mudar isso, não consigo controlar as minhas tarefas e tempo de trabalho com os aplicativos que encontrei para o iPad, no entanto vou voltar a instalar o meu velho escritório virtual que tem tudo o que uma pessoa necessita para trabalhar, desde cliente de email, temporizador de projetos a editor de texto e apresentações sem sair do browser. Para quem não conhece este gestor, é o FengOffice, ainda não tive oportunidade de testar a nova versão mas vai ser hoje mesmo.

Organização de finanças

Tendo em conta que a minha vida deixou há bastantes meses de ser dedicada só a mim e aos meus “caprichos”, vou começar a fazer como aprendi com alguns colegas webmasters e como li nos livros de gestão financeira e empreendedorismo. Antigamente eu ganhava 10mil, investia 5 a 8mil. Agora estou no Brasil com a minha namorada/noiva e quero fazer investimentos mais altos em termos de estilo e qualidade de vida, carro, casa, férias, etc por isso vou guardar para os meus projetos uma percentagem minima, de 10 a 20% mensalmente.

Provavelmente sairei prejudicado com este corte de financiamento em projetos, sempre gastei milhares de reais em artigos para manter muitos blogs em simultaneamente, mas visto que também cortei nos projetos pode ser que até nem afete tanto quanto planeei.

Descansar mais, mas sem exageros

Quem me conhece sabe que eu em Portugal chegava a passar bastantes noites em branco, deitava-me entre as 4 e as 8h da manhã e às 10h já estava no computador a fazer as minhas tarefas. Desde que cheguei ao Brasil essa rotina acabou, no entanto rotina atual também não tem tido grande retorno, digamos que passei de 8 para 80.

Como alguns amigos me recomendaram no Facebook, decidi comprar alguns equipamentos para o escritório de exercício físico, assim o meu problema de nunca me sentir cansado muda e consigo ter melhores noites de sono e ao mesmo tempo uma vida mais saudável.

Mudar de casa também vai ajudar profissionalmente

Estou há 4 meses neste apartamento, mas já me fartei, para além das divisões serem bastante pequenas o meu escritório acabou por servir como arrecadação. Por isso também irei mudar de casa, provavelmente depois de me casar (em breve), uma casa com 3 divisões mais um anexo nos fundos é perfeita, assim dá para diferenciar o local de trabalho do local habitacional e deixar de baralhar as coisas, afinal de contas é mais uma coisa que poderia estar por baixo do subtitulo de organização.

E basicamente parece me que são estas pequenas coisas que talvez me ajudem a melhorar enquanto profissional, pode ser que um dia faça um diário da minha rotina enquanto webmaster, mas primeiro terei da melhorar. 🙂

0
(Visited 49 times, 1 visits today)

5 Comments

  1. Evandro Nunes 29 junho, 2013 at 22:06

    Sofro por também ser desorganizado, vou comprando domínios, domínios, sempre pesquiso novos nichos, e acabo acumulando coisas demais para fazer e muitas vezes faço bem menos do que gostaria e fico tempo demais na frente do computador trabalhando, muitas vezes, da hora que acordo até a hora de dormir.

    Posso sites em muitos nichos, alguns precisam de atualização mais constantes outros não. Já tentei diversas vezes fazer uma organização de horários, planilhas, extensões de Chrome, To Do List, etc e etc. Funciona legal nos primeiros dias, mas nunca consigo seguir e realizar tudo.

    É difícil demais definir poucos nichos a trabalhar quando se está em diversos LOL. Ainda não decidi se fazer isso pode ser melhor ou não, também ainda não encontrei um método que fosse o melhor pra minha organização, irei continuar em busca dele. 🙂

    Abraço.

    Reply
    1. O Intrínseco 29 junho, 2013 at 22:23

      Se fazes o que dizes, de atacares diversos nichos, certamente o faz pois não se contenta com o que já tem. Se apunhalas, apunhalá-los-ão. Olhe bem antes de virar a esquina e, não ousai chegar num evento de SEO desmunido.

      Reply
      1. Evandro Nunes 3 julho, 2013 at 1:34

        O quê?? LOL

        Reply
  2. Tiago Martins 30 junho, 2013 at 13:49

    Força nisso Joni, agora que também estou a full time na Internet tenciono seguir tudo aquilo que tu referiste.

    Acho que abandonar projetos é a opção certa, pois mais vale explorar um a 100% e ganhar 10k com esse do que 1k por cada projeto (valores apenas de exemplo).

    Abraço!

    Reply
  3. Hugo Chorão 12 outubro, 2014 at 1:50

    Boas,

    Tambem tenho esse problema, sou muito desorganizado e destrai-o me facilmente o que é mau para mim e para a minha saude financeira.. Mas espero que o tempo ganhe mais experiencia no foco e trabalho!

    Cumprimentos

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *