skip to Main Content

Mudar de casa virou Hobbie – Viver No Brasil

Estava a pensar documentar a minha experiência de vida no Brasil em vídeo, mas como os que fiz de teste correram mal deixei para mais tarde e pensei antes em juntar algum conteúdo aqui no blog, pelo menos dá para atualizar com mais qualquer coisa.

Viver no Brasil e mudar de casa em Mogi das Cruzes de fato virou um hobbie no últimos meses, como alguns sabem vim para cá apenas em Fevereiro deste ano (2013) e até ao momento já mudei de habitação 3 vezes (ou seja, passei por 4 casas).

Flat – pequeno “apartamento”

A primeira experiência foi num flat, no inicio juro que fiquei completamente angustiado com o fato de estar no flat e tal, estava habituado a casas maiores em Portugal, mas era temporário até eu e a Amanda acharmos algum local melhor para viver. Agora passados quase 8 meses desde que sai de lá confesso que foi o local mais pratico onde já tive. Eram apenas 3 divisões, tinha empregada todas as semanas e como era pequena fazia com que eu saísse mais, para além disso fiz vários amigos que mantenho até hoje que estudavam ali perto e também lá estavam a viver temporariamente.

Lá foi mau pela falta de espaço, pelo fraco acabamento do edifício, pela falta de meios (internet, tv, telefone próprio, etc) e para além disso era caro, no entanto ficava a 5min a pé do shopping e de quase tudo o que de interesse.

Apartamento

Salvo erro foram uns 2 meses no flat, já queríamos ter algo maior e “mais nosso”, por isso decidimos fazer o que a maioria das pessoas faz para uma vida a 2, procurar um apartamento, devido às minhas poupanças e ao querer ter dinheiro suficiente para continuar a investir nos meus negócios online (e que foi um grande erro), procurei apartamentos de preços mais acessíveis, não eram os mais baratos, foi uma espécie de qualidade/preço, mas para uma pessoa que nem eu que pouco ou nada percebo de construção achei que aquele servia perfeitamente para nós. (E como é normal aqui, estava tudo bem camuflado).

rodeio apartamento 1 rodeio apartamento 2 rodeio apartamentoVoltei a cansar me por o espaço ser pequeno, do barulho dos vizinhos, do carros que o alarme disparava a meio da noite e ninguém desligava, dos vizinho fazerem queixas do cachorro latir mesmo quando não era o meu, os tubos de água (penso que por ser rés do chão e com a pressão e tal..) rebentaram, a fiação do apartamento era antiga e o quadro queimou por ligarmos o chuveiro (lol aqui o chuveiro é elétrico).

Ficamos mais uns tempos no apartamento e quase em véspera de casamento mudamos.

Casa grande e com piscina

Já que íamos mudar de novo e em pouco tempo, porque não querer dar de comer aos olhos, apostar em conforto e tudo mais? Eu queria uma casa grande, uma churrasqueira e um jardim, até achamos vários mas todos se recusavam a alugar, por milagre conseguimos uma de uma dia para o outro e até tinha mais um extra, uma piscina, pelo mesmo preço das anteriores.

casa parque morumbi 0

Desta vez tínhamos 4 quartos, 3 wc, uma cozinha média, uma sala de jantar e uma sala de estar enormes e acima de tudo um espaço enorme na rua. Tudo o que eu queria e ainda perto dos sogros como a Amanda queria. Casa não era nova (mudei de lá faz agora uns 5 dias), mas situa-se num parque muito calmo com bons vizinhos e tinha tudo o que queríamos e mais algumas coisas.

casa parque morumbi casa parque morumbi 2

De fato a casa nunca deu problemas e tudo corria 5 estrelas até que um dia as lâmpadas rebentaram, a cozinha inundou, saia água pelo teto e as paredes ficaram todas marcadas. Ok tudo bem, chamar um canalizador e um eletricista e resolve-se, mas tem de se avisar a imobiliária que prontamente (ok, atrasaram se muito mesmo em situação emergente….) enviou um “perito”, o homem era tão sincero que disse que ele não conseguia viver lá, a dona da casa começou a resolver tudo e tal, mas quando entrei no sótão que nem sabia que tinha vi toda a merda que havia para ver, que assustou de facto (quando voltar a ter net deixo aqui umas imagens) decidi começar a procurar uma casa nova, mesmo por um preço mais alto, com uma construção decente e que em caso de problemas seja só chamar a dona e ela resolve, e achei, então mudei de novo (semana passada).

Sobrado novo

Conclusão, agora estou num sobrado, no mesmo parque aqui em Mogi das Cruzes, 3 quartos, 2 wc, cozinha, sala de estar, sala de jantar, garagem aberta e um jardim no quintal com uma pequena horta. Passei dos 300m² para os 120m² mas de fato a outra era demasiado grande para 2 pessoas e a piscina nem usávamos, acho que entrei lá 2 vezes.

Aqui temos macacos (saguis), jacus, tucanos e tudo mais. Estamos a 5 min da outra casa só que numa rua nova bem mais sossegada, não encontrei nenhum problema até agora, a dona da casa mora quase na casa do lado, a construção é nova e desta vez dei um check em tudo para ter a certeza que não preciso mudar tão cedo. O único problema é que vou ter de esperar até dia 24 pela net e dependo dela para trabalhar mas pronto, eu até precisava de umas mini férias! Vamos a ver se é desta, logo aqui deixo umas fotos.

DICA: As imobiliárias vendem e alugam casas sem vistoria, a única coisa que testam são algumas tomadas e interruptores. sempre que tentarem comprar ou alugar levem alguém que perceba de construção, canalização, eletricidade, seja o que for para garantir que a coisa está estável!.

Abraço

Jóni Oliveira

Trabalho online por conta própria desde os 17 anos (2010) e desde então nunca tive um emprego comum. Sempre com ideias e projetos novos a serem lançados, posso dizer que hoje faço o que quero e o que gosto e ainda tenho a liberdade geográfica para morar onde bem entender, com uma simples ligação à Internet.

This Post Has 3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top