Como ganhar dinheiro com um blog em 2017

Ganhar dinheiro com um blog pode parecer difícil, especialmente para quem é novato e não faz ideia do tamanho deste mundo digital, mas isso não é um problema, neste artigo vou falar de algumas formas bem simples de rentabilizar e ganhar dinheiro com o blog, atualizadas, testadas e que garanto que funcionam.

Em 2009 entrei neste mundo dos sites e blogs e em 2010 comecei a ganhar dinheiro online. Desde então aprendi muito, errei muito e também ganhei muito, no entanto a melhor porta foi sem duvida conseguir seguir o mercado sempre de perto e mudar de estratégia sempre que necessário para não perder a onda deste tipo de negócio digital.

Vamos lá… (aproveito também para convidar a seguirem o meu canal no youtube aqui)

Porque quase ninguém realmente ganha dinheiro com blogs?

O que vou falar pode deixar muita gente chateada, mas é uma verdade, um facto..

A maioria das pessoas que tem sites ou blogs nunca ganharam nem vão ganhar dinheiro com eles! Algumas podem chegar a ganhar, mas poucas vão conseguir viver do pouco dinheiro que vão tirar da Internet.

O motivo é bem simples…

A maioria das pessoas fica a espera de virar uma celebridade digital, fica a espera que as empresas de marketing e publicidade, marcas, etc, cheguem a elas para comprar artigos patrocinados ou que lhes enviem produtos para testar. E embora essa seja uma das formas mais rentáveis de ganhar dinheiro com blogs, é também a que está mais fora de alcance da maioria das pessoas.

Como tal temos de nos adaptar e procurar os nossos próprios meios de rentabilizar a nossa audiência antes mesmo de alguém se propor a pagar por ela.

Como ganhar dinheiro com um blog

Agora que já vos expliquei do motivo pelo qual tem de correr atrás da vossa própria fonte de rendimento, vamos focar nas variadas formas de ganhar dinheiro com blog que funcionam, são eficazes e acessíveis a praticamente qualquer pessoa.

Anúncios do Google AdSense

O Google AdSense é um programa da Google que nos permite (nós, bloggers e webmasters) de rentabilizar sites e blogs ao colocar banners e links textuais no espaço dos nossos blogs. O Google Adsense funciona como uma rede de comissionamento onde nós ganhamos com impressões e cliques nos nossos anúncios.

Desde 2009 que tenho conta no Google AdSense e desde o segundo semestre de 2010 que recebo pagamentos regulares do AdSense. É o programa mais fiável e simples de usar.

Ver mais

Ah, tem até um curso que ensina a trabalhar com adsense, no entanto só recomendo para novatos. Vejam aqui

No entanto, o AdSense tem vindo a baixar cada vez mais os valores, talvez por falta de anunciantes, como tal recomendo mixarem com programas de afiliados, ou até alternativas que paguem por clique ou impressões.

Alternativas ao AdSense

Deixo aqui algumas alternativas, notem que podem usar algumas delas juntamente com Google AdSense no entanto convém ler os termos de cada plataforma:

  • Adnow
  • Bidvertiser
  • Hotwords
  • Etc

Programas de Afiliados

Como dificilmente alguma marca vai pagar para anunciar em sites ou blogs pequenos, sem autoridade suficiente para a marca se querer associar a eles, uma boa alternativa para ganhar dinheiro é usar programas de afiliados.

Os programas de afiliados dividem-se em várias áreas sendo as mais conhecidas o comissionamento de vendas e a captura de prospectos.

Imaginando que tem um blog sobre fotografia, podem escrever artigos do genero “as melhores maquinas fotográficas de 2017 até 500euros” e nesse mesmo artigo colocar links de lojas onde são afiliados, geralmente se alguém clicar no link e comprar algum produto no site poderão receber comissões de 1 a 25% (depende da loja, do pais, etc)

Algumas lojas ou empresas também comissionam os afiliados por trazer clientes, mesmo que esses clientes não efetuem uma compra. No entanto por experiência, indicar venda direta de produtos tem dado muito mais certo para mim.

E vocês perguntam, “como encontrar empresas com afiliação”?

  • Podem pesquisar por exemplo “maquinas fotograficas afiliados” no Google ou no Bing.
  • Podem se inscrever em plataformas de afiliação que intermedeiam várias empresas.
    • Netlucro (Portugal)
    • NetAffiliation (Portugal e Brasil)
    • Lomadee (Brasil)
    • Zanox (Potugal e Brasil)
    • Etc

Vender serviços

Dependendo da área do vosso blog, vender serviços para a vossa audiencia pode ser uma forma rápida de ganhar dinheiro, acredito que não se aplica a blogs de qualquer tema, no entanto é uma questão de ser criativo.

Por exemplo:

  • Um blog sobre decoração de interiores pode oferecer um serviço de consultoria.
  • Um blog sobre criação de sites pode oferecer serviços de webdesign ou serviços de alojamento/hospedagem
  • Um blog sobre viagens pode oferecer um serviço do genero de agencia de viagens, ajudar pessoas a encontrar hoteis ou tickets mais baratos ou até organizar um mochilão.

Indicar outros sites

A internet é movida a indicações e no mercado dos artigos patrocinados existe muita gente disposta a investir em blogs de qualidade, mesmo que não tenham audiências muito grandes.

Podem colocar anuncio de venda de artigos patrocinados ou indicações nas redes sociais em sites da área do vosso site, foruns de blogging e webmastering, fiverr, etc.

_em atualização_

0
(Visited 384 times, 1 visits today)

1 Comment

  1. Marketing Digital Efetivo 21 março, 2017 at 5:14

    Fala Joni, tudo bem meu querido? Excelente seu artigo. Como já te falei em outras conversas, eu comecei com um blog lá em meados de 2011. Meu desejo era apenas uma renda extra, mas com o passar do tempo o blog passou a ser minha principal fonte de renda. Hoje vivo de internet, mas tudo começou com um simples blog. Abraços e sucesso sempre!

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *