skip to Main Content

Estás a blogar por dinheiro ou por amor à camisola?

Uma das coisas com que mais me deparo na Internet é a total diferenciação entre bloggers que apenas se dedicam a ganhar dinheiro na internet e bloggers que apenas querem que alguém leia o que escrevem sem qualquer tipo de remuneração monetária.

Quando comecei a minha “vida online” foi mesmo por desporto e amor à camisola, sem qualquer intenção de fazer dinheiro com isto, só queria partilhar os meus pensamentos e ideais no meu blog gratuito no blogger e que alguém desconhecido os lesse.

Por um certo acaso comecei a descobrir que a internet poderia ser uma fonte de rendimento, para tal bastava registar-me em 2 ou 3 sites e começar a clicar diariamente nos anúncios que estes mostravam ou no caso de alguns como o Publipt, bastava ler os emails. Mas pronto, isto é outra história, voltando aos blogs..

Isto obviamente que é uma forma muito “por alto” de ver as coisas, cada caso é um caso e é apenas a minha opinião.

Projectos não comerciais

Um dos grandes exemplos da Internet de grande projecto e não comercial (até á algum tempo) é o Bitaites, ao dizer que é o Bitaites muitos colegas da Internet já perceberam onde eu queria chegar.
O que se pode encontrar no Bitaites para o tornar num grande projecto por amor à camisola, primeiro que tudo, a escrita que se encontra no bitaites é uma escrita sem igual e depois, onde está a publicidade? Onde estão os links pagos ou os artigos comprados?

Não há, e os escritores continuam a escrever, isto sim dá gosto de ver.

Projectos Comerciais (de iniciados)

Infelizmente ou não, por motivos profissionais quase todos os meus projectos são comerciais (foram levados a um nível um pouco acima de “iniciado”), tendo em conta que preciso de ganhar dinheiro online para sustento próprio.

Um projecto comercial (nem todos, mas os do pessoal iniciado) pecam pelo excesso de publicidade e pela falta de bom conteúdo. Por norma são projectos que para lermos poucas linhas de conteúdo, temos de fazer bastante scroll.

´ David Luiz – amor à camisola

Juntar o útil ao agradável

A melhor coisa que se pode fazer é criar projectos em que haja uma dedicação enorme, isto sem pensar só no rendimento mas a pensar também no crescimento da Internet e na ajuda que vamos dar aos visitantes, isto porque se o objectivo é estar bem posicionado no google, pelo menos que a nossa posição seja relevante para quem nos procura. Apostar muito em conteúdo de qualidade, o rendimento há de vir a longo ou curto prazo.

Por estranho que pareça, quando não me dedicava aos blogs com fins comerciais, tinha uma ideia que tinha mais sucesso que a que tenho hoje. Talvez na altura desse muito mais valor à permanência do tráfego e as visualizações de páginas do que o que dou agora.

E tu, que tipo de projecto tens na Internet? Tens projectos inovadores ou é só para ganhar dinheiro online (ou a junção de ambos)?

Artigo movido do blog pessoal

Jóni Oliveira

Trabalho online por conta própria desde os 17 anos (2010) e desde então nunca tive um emprego comum. Sempre com ideias e projetos novos a serem lançados, posso dizer que hoje faço o que quero e o que gosto e ainda tenho a liberdade geográfica para morar onde bem entender, com uma simples ligação à Internet.

This Post Has 2 Comments
  1. Olá, Jóni. Muito obrigado pela tua referência.
    Recentemente meti realmente PUB no Bitaites com a ideia de pagar as despesas do servidor – só uma adenda ao teu artigo. A ver se dá.
    Mas sim, os blogues não se conseguem manter – o teu, o meu e outros que já andam por cá há algum tempo – sem um grande amor à camisola!
    Abraço!

Comments are closed.

Back To Top