Cortei a atividade excessiva no Facebook, dependências e produtividade

Desde que comecei o meu canal no Youtube perdi o hábito de escrever, afinal de contas falar sem parar para uma câmera é bastante mais fácil e rápido, mas já que tirei um tempinho aqui enquanto estou de férias com a minha família, decidi pegar num tópico que escrevi no Facebook algumas semanas atrás e desenvolver um pouco mais.

Dependência do Facebook? #Piada

Dizia eu no dia 9 de Agosto que estava à 3 semanas sem entrar muito no Facebook, somente 9h de atividade tendo em conta que parte do meu negócio depende bastante do Facebook.

A verdade é que apesar de qualquer tipo de dependencia que se tenha da plataforma, existe um jeito de contornar um pouco.

O Facebook atualmente é um consumidor de tempo enorme da maioria das pessoas.

Vamos para ver umas fotos e para saber como estão os amigos e de repente passaram se 4 ou 5 horas a ver a vida alheia.. de pessoas que nem conhecemos.

Fora as horas perdidas a olhar posts engraçados de páginas e comentários extremos em algum dos grupos ideológicos dos quais fazemos parte..

Na altura que escrevi isso estive com uma ligação à Internet um pouco limitada, como tal decidi por minha propria vontade cortar o Facebook visto este ser um consumidor de dados e tempo extremo.

Para contextualizar mais um pouco, tinha mais de 100 mensagens relacionadas a topicos como ganhar dinheiro online, pessoas carregadas de dúvidas que querem respostas na hora e confesso que estava um pouco cansado e precisava de um tempo também para mim, focar nas minhas coisas e nas pessoas que gosto.

Então assim foi o meu teste:

Nos primeiros dias eu abria o Facebook até sem me aperceber, pois é algo que já é tão normal para mim (e talvez para vocês também) que já o faço sistematicamente.

Passados 2 ou 3 dias tentei ser mais radical, desinstalei o messenger do meu smartphone.

No quinto dia desinstalei qualquer app relacionada ao Facebook, incluindo o proprio facebook e o gestor de páginas e grupos que uso para trabalhar.

E assim se foi diminuindo a carga..

Ok, mas…..

se cortas o Facebook como geres as centenas de páginas das quais és administrador?

Bem, felizmente sempre tive por hábito agendar as paginas, nunca fiquei a fazer post por post já desde 2011 salvo erro… Mas o melhor é que o agendador que uso me deixa também ver as estatisticas de todos os posts e ver qual rendeu mais e qual rendeu menos, fazer um repost ou simplesmente agendar novos posts para datas aleatórias ou previamente pensadas.

Se estão a perguntar qual agendador uso, deixo aqui o link do Buffer, tenho 2 contas separadas, 10$ mensal.

Ok… tudo bem, agendas as páginas e os grupos e as outras estatísticas?

Eu nunca disse que ia eliminar as minhas contas do Facebook, simplesmente que iria cortar o meu tempo de atividade na plataforma. Posso ir diversas vezes ao Facebook, mas não preciso estar 10h por dia nele como fazia antigamente e muito menos responder às pessoas 10 segundos depois delas me enviarem uma mensagem.

Eu podia ser mais extremo ainda e criar horários para acessar a plataforma como se faz com o controlo de crianças nas TVs e computadores, mas acho que tendo algum foco de trabalho não preciso de me lembrar constantemente do que não devo fazer no período que estou ocupado.

Para mim o Facebook é desde cedo uma mera ferramenta de divulgação e um meio de ganhar dinheiro, tento não perder muito tempo na parte social (pessoal) dele.

Resultados do corte?

Bem, foi tudo medido a olho, tenho me mantido menos ativo desde Agosto até hoje, voltei a aumentar um pouco a carga de horas diárias, mas tudo somado duvido que passe de 3 a 5 horas por dia ativo no Facebook… Neste momento estou a lançar um produto em que todo o processo de vendas se realiza dentro do Facebook, como tal preciso estar um pouco ativo.

Os resultados destas ultimas semanas foram bastante bons, para além de eu ter passado mais tempo na rua a voar o meu drone novo, também tenho ficado mais focado nas plataformas de analises de sites e também a produzir novos conteúdos e procurar oportunidades.

Como já referi em cima a minha carga horária de quase *dia inteiro* online no Facebook foi reduzida a menos de 35 a 40 horas por semana.

As mensagens eu respondo lentamente, deixo acumular e respondo tudo a cada 10 ou 15 dias… Tirando família próxima, parceiros de trabalho e amigos mais próximos para os quais estou online de outras formas e mais tempo.

A bateria do smartphone não dobrou, mas quase, o Facebook sem duvida nenhuma que é o maior consumidor de bateria que a maioria de nós deve ter instalado. Não precisam de desinstalar, no caso de terem android podem simplesmente desativar a aplicação (foi o que acabei por fazer, pois enquanto estou de viagem uma vez ou outra gosto de publicar umas fotos).

Também gostaria de saber de vocês, já pensaram em desintalar o Facebook? Já reduziram as horas na rede social ou simplesmente nem querem saber disso?

A questão não é somente sair por sair.. a ideia é sair/passar menos tempo e usar esse tempo para aproveitar o mundo real ou mesmo para focar em projetos vossos.

…..

Segue foto do lugar onde estou neste exato momento, Zmar Eco Parque na Zambueira do Mar, Portugal.

Bem vou para a praia ou piscna um pouco com os meus primos! Um abraço! Até mais

 

 

0
(Visited 108 times, 1 visits today)

1 Comment

  1. Ruben 5 setembro, 2017 at 16:37

    Boas,

    Tb tenho vindo a reduzir muito o meu tempo no Facebook e os resultados estão à vista. Mais foco e mais produtividade. 🙂

    Abraço

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *