Como vou aumentar alcance de Páginas no Facebook

O problema é geral e pelo que tudo indica as Facebook Fanpages estão em queda e assim continuarão, obviamente que para já não existe dica milagrosa sem ser a “se queres fãs e tráfego – PAGA“, no entanto para aqueles mais persistentes e que não tem como vender as páginas ou não se querem desfazer delas existem pequenos truques que não requerem investimentos tão absurdos para tentar melhorar um pouco a situação.

Como alguns sabem tenho uma página com mais de 2 milhões de fãs e como é óbvio o meu alcance também está reduzido a uma percentagem mínima, no entanto é a minha marca (de uns serviços e produtos que criei, como tal está fora de questão vender) e como tal vou tentar aprofundar conhecimentos após estas alterações para tentar recuperar qualquer coisa, – por mínima que seja – por isso fiz este post para partilhar algumas ideias que vou colocar em prática nas próximas semanas.

Resultado de uma semana de estratégia mais definida, 4 publicações diárias. A página estava sem atualizações desde Agosto.
Resultado de uma semana de estratégia mais definida, 4 publicações diárias em diferentes horas. A página estava sem atualizações desde Agosto. Isto foi tudo orgânico, esta semana começa o teste de investimento em ads.

Como vou fazer para aumentar o alcance

Para além do maior problema, que é o fato das publicações não aparecerem nas timelines do nosso publico, por muito segmentado que seja, temos o problema ds fãs antigos, no caso da minha página de testes, já lá vão 3 anos e desses 3 anos muita gente ficou para trás, por isso o primeiro passo será tentar puxar de volta os antigos fãs que interagiam mais na página (destaco: a minha página é comunitária e o conteúdo é enviado por quem a segue)

Trazer fãs antigos ao ativo

Talvez à algumas semanas atrás eu dissesse para fazer posts de texto, uns passatempos, uns posts virais, etc, mas agora com estas novas atualizações isso é muito menos que suficiente, a minha estratégia passará pela utilização de Facebook Ads.

Impulsionar algumas publicações, criar campanhas e fazer todos os possíveis para trazer os meus velhos e bons fãs antigos ao de cima – e focar de novo na parte comunitária.

Melhorar as publicações

Depois de tantos meses de comodismo da minha parte (admito) e de várias tentativas de colocar outros administradores e criadores de conteúdo que fizeram tudo menos bem para a página, chegou a altura de acordar e melhorar as publicações. Já chega de spammar a página de 30 em 30min ou de hora em hora, é altura de escolher boas horas para publicar, interagir mais com o publico e em especial controlar melhor os comentários e tentar responder à maioria que seja relevante.

Investir tempo

Eu e quase todas as pessoas que conheço da área estragamos as páginas com as famosas facilidades – agendadores de publicações – e isso trouxe nos não só quedas a longo prazo como comodismo, ou seja, perdemos boa parte do nosso alcance e das nossas interações e ainda o nosso amor e dedicação ao trabalho. Por isso, para quem ainda valer a pena, na minha opinião chegou a hora de voltar ao inicio e começar a trabalhar a sério.

Não adianta gastar fortunas para nada

Vejo muitas pessoas e clientes a perguntarem me o que devem fazer e se investir muito dinheiro será a solução, a verdade é que para manter a página não vejo dessa forma – será preciso dinheiro é verdade ou então o alcance será bem reduzido, mas se for para gerar tráfego invistam em tráfego para onde o quiserem rentabilizar e não para a página, acredito que mais tarde ou mais cedo as páginas terminem por completo e aí sim, vamos todos lamentar por tomar decisões muito erradas (mas é só especulação minha..)

Gerar muito tráfego, mas para listas de emails, novas redes sociais (g+, insrtagram, etc), landing pages, youtube, sei lá, isso é com cada uma, mas fica a dica. Eu neste momento aposto no Instagram e já começo a definir algo para o G+.

Se for para manter os fãs ativos, impulsionem posts e mais uma vez digo, não comprem fãs se o interesse não for fazer número. Pequenas páginas dão para gerar bons resultados, 10mil fãs e uns euros/reais em impulsões… 🙂 – neste momento na minha opinião o Facebook só serve para divulgação e o número de fãs torna se irrelevante quando o objetivo é gerar receita externa.

Ah e já me esquecia…

Como referi ao longo do texto, são pequenos testes que farei e que podem resultar para mim (numa página resultaram – print lá em cima), obviamente que nada é certo, serão testes, não posso dizer que vai resolver o problema da queda (aliás, tenho a certeza que não resolve) no entanto para quem não se quer dar por vencido, poderá recuperar um pouco do seu projeto.

Se tiverem algo a acrescentar ou alguma opinião deixem nos comentários, e já sei, muitos de nós pagamos por algo que já não temos – aí concordo com vocês, mas infelizmente não depende de nós e o Facebook quer gerar dinheiro a qualquer custo – quanto a isso não posso fazer nada!

Abraços

0
(Visited 14 times, 1 visits today)

3 Comments

  1. Francisco Silva 26 setembro, 2014 at 15:55

    Facebook tá cada vez mais difícil!

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *