Como publicar de forma correta na página de fãs do Facebook e conseguir maior interacção

facebook

Dando seguimento à minha promessa de mais uma vez falar do Facebook e da sua potencialidade, como já havia referido anteriormente no artigo “Aumentar fãs no Facebook e gerar tráfego para blogs “ segue um artigo explicativo e com um exemplo bastante prático utilizando o caso de dois colegas da blogosfera que considerei os exemplos ideias.

A minha primeira troca de palavras com o amigo Bruno Simomura do MetaBlog foi no Facebook de outro blogueiro, eu indiquei ao Bruno que ele se encontrava a desperdiçar a enorme potencialidade da sua página de fãs que se encontrava a crescer de dia para dia devido ao seu talento como blogueiro. Tendo como base a tal troca de palavras decidi utilizar a página de fãs do Bruno como exemplo prático de forma a que todos entendam com maior facilidade o que devem fazer em suas páginas de fãs no Facebook.

Esta é a Time Line da Página de Fãs do Meta Blog, vamos analisar o que está errado e colocar a vermelho:

página facebook

Analisar os erros da página de fãs do Facebook ao pormenor

Visto não ser fácil explicar isto só a escrever, vou recortar a imagem e explicar pormenor a pormenor de forma detalhada o que o Bruno fez de mal ou não chegou a fazer e as suas vantagens para manter actividade na página de fãs no facebook para que mais tarde esta possa ser uma boa fonte de tráfego para o seu blog.

1 – A falta de incentivo ao fã

titulo publicação facebook

Nesta imagem o Bruno cometeu o maior erro enquanto gestor de uma página de fãs, mas que facilmente vai ser corrigido e aposto que ele o irá fazer nas próximas vezes com certeza. Faltou meter texto e remover o link, com uma pequena introdução escrita manualmente você consegue cativar as pessoas a clicar no artigo para o ler! Sim eu sei que já tem a descrição do site por baixo, mas dê mais um pouco de incentivo.

A próxima vez que colocar uma publicação de link no facebook a primeira coisa que tem a fazer é remover o link da parte de cima e criar um texto pequeno e apelativo do género: “Veja meu novo artigo explicando o que é ….. “.

2 – O conteúdo e imagem da ligação (este ficou perfeito)

conteudo publicação facebook

Aqui está tudo bem, embora muitos blogueiros tenham problemas nesta parte, a imagem do artigo do Meta Blog aparece correctamente (contextualizada) o que não vai afectar na diminuição de cliques nesta ligação.

A descrição e titulo do artigo também aparecem correctamente, desta forma não está a enganar o seu fã e se ele se interessar pelo conteúdo que está descrito na publicação certamente irá entrar pela ligação e devorar o seu conteúdo.

Apesar de ser pouco comum você pode editar o campo de descrição, site e titulo com um clique quando está a realizar a publicação na página de Facebook e assim se for necessário dar um retoque de forma a ficar mais atraente.

3 – A actividade ou falta dela por parte dos fãs

comentarios e gostos facebook

Como nem tudo estava feito de forma mais apelativa a interacção do fã para com a publicação foi bastante reduzida – ter em atenção que a página ainda é pequena, mas quando for maior notará mais isso com certeza – como se pode ver pelo número de partilhas no canto do lado direito e pelo número de gostos, ou de curtes como dizem no brasil, do lado esquerdo.

Esta actividade por parte dos fãs poderá ser drasticamente afectada (num bom sentido) se você não deixar passar em branco o ponto 1 e o ponto 2, isto porque você vai dar incentivo ao seu fã, pode dizer “se você curte partilhe” ou “se gostou ou tem dúvidas comente” e assim aumentar a actividade da página de fãs

Um gestor de página de Facebook que sabe como se faz

Este blogueiro já sei que aos amigos do Brasil é completamente evitado apresentar, tendo em conta a sua boa reputação e fama no Brasil pelo grande blogueiro que é. O Paulo Faustino, fundador da Escola Dinheiro e gestor da página de fãs da Escola Dinheiro sabe bem como se faz publicações nas páginas e prova disso é este print screen que vou deixar abaixo com provas de resultados.

facebook escola dinheiro

Como se pode ver no Print Screen, no Facebook da Escola Dinheiro existem os 3 factores que referi anteriormente, e ambos estão bons. (Sim poderiam estar melhores, tendo em conta que esta é uma página bastante maior que a do Meta Blog, mas também depende muito das horas a que a publicação foi feita.).
Nesta página encontramos gostos ou pessoas curtindo, fãs comentando, partilhas e com certeza que também recebeu um bom número de cliques.

Concluindo…

Para você manter actividade da sua página e ao mesmo tempo fazer com que esta seja uma boa fonte de tráfego para o seu blog, deve estar atento à forma como faz publicações no Facebook. Da mesma forma que você tem cuidado como quando está a escrever artigos para blogs.

Cada pormenor no que você faz na Internet pode ter um impacto diferente, e prova disso são as simples publicações no Facebook que se fazem em menos de 2 minutos.

Espero que tenha ajudado e que nem o Bruno nem o Paulo se sintam ofendidos pelas citações no meu blog.

0
(Visited 44 times, 1 visits today)

14 Comments

  1. Mario Santos 28 março, 2012 at 0:19

    Obrigado Joni vou fazer o que aqui disseste ver se aumento a atividade da minha pagina.

    Reply
    1. Jóni Oliveira 28 março, 2012 at 0:23

      Olá Mario,

      Isto é só uma das milhentas coisas que podemos fazer, acho que são quase óbvias.
      Aumentar a atividade nas páginas de facebook de forma a conseguir mais gostos, mais comentários e mais tráfego até que nem é complicado. Não podemos é descarregar links e links no mural.

      Abraço

      Reply
  2. Arlindo Armando 28 março, 2012 at 0:47

    Olá Joni, aqui no Brasil eu creio que não utilizamos o potencial do facebook a 100% mesmo. Tenho certeza de que esse artigo irá ajudar muitos e muitos blogueiros, assim como acontceu comigo. Eu só fazia correto no momento da escolha da imagem, o restante estava fazendo errado. Vou mudar tudo isso e ver no que da 🙂

    Abraços, Arlindo Armando

    Reply
    1. Jóni Oliveira 28 março, 2012 at 1:11

      Olá Arlindo,

      Como já haviamos falado em particular, no Brasil, grande parte dos blogueiros não estão aproveitando o tráfego do Facebook para impulsionar seus blogs, mas acredito que seja uma questão de tempo.

      Abraço e boas postagens no Facebook 🙂

      Reply
  3. Mirko Filipovic 28 março, 2012 at 0:55

    Saudação Joni!

    Como eu uso o facebook a pouco tempo, nunca tinha me atentado para esses detalhes, que por mais que pareça pouca coisa, você mostrou os resultados positivos, vou passar a seguir essa sua dica, que sem dúvidas é bem válida.Abraços!

    Reply
    1. Jóni Oliveira 28 março, 2012 at 1:12

      Olá de novo Mirko,

      Cada pormenor pode influência a forma como seus fãs interagem nas suas páginas.
      Para ser um bom gestor de página deve puxar por eles, da mesma forma que você pua pelos comentários em seus blogs.

      Abraço

      Reply
  4. Bruno Simomura 28 março, 2012 at 4:00

    Olá Joni!

    Fantástica essa sua aula de como manusear o Facebook e agradeço imensamente essa sua aplicação para a página de fãs do Metablog.

    Somente uma pulga ficou atrás da orelha aqui, com relação àquele link direto, para mim ele aparece com a descrição, que é o mesmo da imagem, que faz referência ao /como-gerar-trafego/.

    Fiquei em dúvida sobre a exposição que os links estão tendo, porque todos que eu vejo, estão com descrição e imagem, vou analisar de modo aprofundado exatamente como isso ocorreu, e se os demais links que publico aparecem de forma “direta” (sem descrição).

    Obrigado por partilhar esse artigo, acredito que promover um compartilhamento estratégico é bem bacana para um blog.

    Abraços amigo! 😀

    Reply
    1. Jóni Oliveira 28 março, 2012 at 16:08

      Olá Bruno,

      Esta forma de postagem agora é considerada ilegal – desde que o mural foi substituido pela Time Line – não se deve influenciar a actividade do fã, pedindo para que este comente ou partilhe.

      De qualquer das formas, e enquanto não dá problemas com páginas de maior dimensão considero uma boa técnica para subir a actividade de páginas de fãs.

      Bruno, os seus links até podem ter muita exposição e atrair bastante tráfego, mas não tem grande interação, isto é, não existe muita gente a comentar, partilhar e a colocar “curtiu”. Ao não ter actividade, mais tarde ou mais cedo as pessoas vão deixar de visualizar a sua página no Facebook e assim também deixará de atrair tráfego para o blog.

      Abraço.

      Reply
  5. Ezequiel da Silva 28 março, 2012 at 23:49

    Boa Aula Jóni, vou experimentar essas dicas e ver se consigo melhorar meus resultados.

    Abraço.

    Reply
    1. Jóni Oliveira 28 março, 2012 at 23:51

      Olá Ezequiel,
      Vai sempre a tempo, enquanto o Facebook deixar colocar links o negócio é sempre bom!

      Abraço e boa sorte

      Reply
  6. Robson Ribeiro 2 abril, 2012 at 13:30

    Olá Jóni,

    Muito boas as suas dicas. Eu costumo postar pouco no Facebook, até mesmo porque ainda tenho poucos fãs, e os resultados são bem pequenos. Sem contar que ainda tenho que personalizar a minha página.

    Vou passar a utilizar este tipo de estratégias para chamar a atenção dos fãs e quem sabe conseguir mais acessos.

    Abraços!

    Reply
  7. Hugo Costa 3 abril, 2012 at 14:03

    Olá Jóni,

    Excelente artigo. Eu ainda tenho grandes dificuldades com as redes sociais (nunca fiu grnade fã … mas tenho de aprender a usar melhor) e este artigo veio tirar muitas das minhas dúvidas em relação a isso.

    Eu já tinha reparado na “técnica” do Paulo e já tentei aplicar na página de fãs de um dos meus blogs, mas na altura não notei grande melhoria. Mas vou penitenciar-me … fiz isso apenas durante alguns dias e acabei por facilitar.

    Abraços.

    Reply
    1. Jóni Oliveira 3 abril, 2012 at 23:36

      Olá Hugo,
      Acredita que com o facebook consegues dar um impulso ao site mesmo grande. Isto tendo em conta que provavelmente os fãs da tua página são fãs segmentados – que tem interesse pelo nicho.

      Para além disso também é bom para divulgar programas de afiliados sem ter de recorrer a um artigo.

      Abraço

      Reply
  8. Pingback: Auto Análise - Seja o crítico de seu blog! - Blog na Carteira Blog na Carteira

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *