skip to Main Content

Como participar num fórum de forma saudável

Desde à uns dias que tive o privilégio de subir de nível e passar de um mero utilizador do fórum Mais Tráfego a membro da equipa (moderador) e como tal comecei a ver o fórum com outros olhos e a estar mais atento à forma como os utilizadores agem em determinadas situações.

Lê as regras e termos antes de te inscreveres

Esta é uma das coisas que quase ninguém faz, falo por mim que por vezes me esqueço, mas para que não restem dúvidas faz isso. Por exemplo no Mais Tráfego todas as semanas existem posts sobre “porque não consigo enviar PMs”, se tivessem lido as regras veriam que só depois dos 10 tópicos poderiam enviar.

Respeita os outros se queres que te respeitem a ti

Isto não se aplica só aos fóruns, aplica-se ao dia-a-dia. Se queres ter uma boa imagem e ser respeitado, começa por respeitar os outros.

“Ajuda e sê ajudado”

Um fórum ao contrário do que muitos pensam não é um ponto de esclarecimento de dúvidas com prioridades máximas. Um fórum é uma comunidade e como tal, não é só perguntares, também deves responder.

Escreve em português correto

Quando abres um tópico num fórum o teu objetivo ou é ser esclarecido acerca de alguma dúvida que possas ter ou mesmo informar os outros. Para que estes atos sejam entendidos pelos outros, evita escrever com “pitex” (ver o que é pitex)

Não escrevas em maiúsculas

Escrever em letra maiúscula representa agressividade, gritar, etc. Escreve com maiúsculas apenas o que tem de ser assim.

Não faças SPAM (lixo)

Se precisas de enviar PMs, queres divulgar o teu website ou estás com alguma dúvida, não faças spam! Para além de ficares logo mal visto e dar mais trabalho aos moderadores/administradores só estás a criar lixo.

A equipa do fórum não é o teu braço direito

Ao contrário do que pensas, nós (equipa) não estamos sempre batidos no fórum e não temos a obrigação de responder a todas as tuas mensagens privadas. Nós apenas estamos no fórum para organizar as coisas e manter um ambiente saudável. Evita enviar PMs com dúvidas que não estejam relacionadas com a nossa função.

Se não gostas do fórum…

Evita escrever isso em todo lado, resolve logo o problema e não participes mais. “A porta da rua é a serventia da casa.

Jóni Oliveira

Trabalho online por conta própria desde os 17 anos (2010) e desde então nunca tive um emprego comum. Sempre com ideias e projetos novos a serem lançados, posso dizer que hoje faço o que quero e o que gosto e ainda tenho a liberdade geográfica para morar onde bem entender, com uma simples ligação à Internet.

Back To Top