skip to Main Content

Como escrever um artigo para um blog

Escrever um artigo para um blog não é um bicho de 7 cabeças como alguns blogueiros pensam, basta conseguir pesquisar boa informação, testar e organizar tudo em palavras e consegue criar os seus artigos.

Quando você escreve um artigo tem de se focar no seu público-alvo e para que consiga captar visitas do público que lhe interessa tem de escrever sobre o que eles procuram.

Escreva de forma concisa

Escrever um artigo para a Internet não é o mesmo que escrever um livro, na Internet facilmente se procura outra fonte de informação com alguns cliques.

De forma a que capte logo o visitante e não o deixe ir embora sem levar consigo a informação que procurava, escreva artigos concisos, não abuse de grandes textos, vá logo directo ao assunto que interessa aos seus visitantes.

Escreva algo novo

Hoje em dia já existe um pouco de tudo pela Internet, pelo que a tarefa de escrever algo novo se pode tornar um pouco complicada.

De forma a não escrever mais do mesmo o ideal é entrar no Google Keyword Tool e procurar o que o seu público-alvo mais pesquisa e que tem menos concorrência. Existem dois bons motivos para algumas pesquisas terem pouca concorrência.

  1. São palavras-chave que são muito mal pagas pelos anunciantes da Google. Visto serem mal pagas nem todos os blogueiros vão alinhar na escrita de um artigo relacionado a elas – está errado, poderia ser mais uma fonte de tráfego, por muito pouco que fosse.
  2. Existe pouca informação acerca do assunto, pelo que nem todos os blogueiros gostam de perder tempo a analisar e testar o produto em questão – embora isso esteja errado. E assim pouca gente escreveu sobre o assunto da pesquisa.

escrever artigo

Não copie artigos de outros blogs

Uma das coisas que se vê muito na Internet é a cópia integral de artigos e o plágio.

Quando estiver a redigir um texto, não copie artigos de outros blogs, seja na íntegra ou não. Para além de ser prejudicado nos motores de busca por ter conteúdo duplicado também é uma falta de respeito para com o trabalho de outros blogueiros como você.

Crie um Título apelativo e informativo

O título é uma parte bastante importante do artigo. Quando cria o titulo do artigo para o seu blog deve ter em conta que este deve ser apelativo.

Um título que desperte a atenção do visitante e o faça querer ver o artigo.

Um título que também deve ser informativo, que dê a entender ao visitante do que se trata o artigo, isto também serve para o ajudar com os motores de busca.

Organize o seu artigo

A escrita para a web por norma é um pouco diferente da que está habituado, na Internet deve ser escrita uma ideia por parágrafo, e dividir essas mesmas ideias com subtítulos de forma a organizar toda a informação e indicar ao leitor o que ele quer ler mal entre no artigo.

Quando escrever um artigo tenha em conta a utilização de ligações internas e externas em algumas palavras de forma a complementar a ideia que quer dar com informação relevante.

Utilize negrito, itálico e sublinhados para destacar as ideias mais importantes.

 

Jóni Oliveira

Trabalho online por conta própria desde os 17 anos (2010) e desde então nunca tive um emprego comum. Sempre com ideias e projetos novos a serem lançados, posso dizer que hoje faço o que quero e o que gosto e ainda tenho a liberdade geográfica para morar onde bem entender, com uma simples ligação à Internet.

This Post Has 20 Comments
  1. Oi Jóni,

    Ainda não conhecia de perto o seu trabalho, gostei muito do artigo, em especial no ponto sobre “não copiar”, porque o plágio é definitivamente um “câncer” na internet, e prezo todos os dias pelo combate a isso.

    Já estou curtindo a sua página, fico desejando sucesso nessa jornada, que não é nada fácil, mas muito motivante!

    Abraços

    1. Olá Bruno,
      Ainda não tinha trabalhado com blog de MMO, tenho dezenas de blogs mas nenhum neste nicho, a única coisa que fazia era escrever algumas coisas no meu blog pessoal (algumas que movi para este novo blog).

      Obrigado, abraço.

  2. Olá Jóni, gostei bastante do artigo. Um bom título e uma boa organização no artigo pode dar outro ar na matéria, além de uma leitura mais agradável. Como o Bruno falou, realmente os plagiadores são um grande problema, porém não conseguem ir muito longe.

    Grande abraço.

    1. Olá Ederson,
      É verdade, uma boa organização e bom conteúdo cativa sempre o leitor a ler o artigo e possívelmente o partilhar.

      Obrigado e abraço.

  3. Saudação jóni!

    parabéns pelo artigo, essas dicas muitas vezes acabamos deixando passar batidas, mas seu artigo foi bem explorado e acredito que colocando em prática vai dar uma melhorada em qualquer tipo de blog, sempre se pode fazer mais por um blog.Abraços.

    1. Olá Mirko,
      Embora estes pontos já estejam mais que batidos na blogosfera, é sempre importante destaca-los.

      Abraço

  4. Jóni,
    gostei muito do artigo, onde você se preocupou em colocar na prática todas as dicas que mencionou.
    Gostei muito da dica “Escreva algo novo” como você disse não é fácil, mas é um diferencial e tanto para um projeto na web.
    abraço.

    1. Olá Gustavo,
      De facto é muito complicado conseguir algo de novo na web, mas nestas situações sou apologista de acrescentar a nossa opinião pessoal.
      Mesmo que a nossa opinião não seja a mais certa, por norma gera discussão e acaba por criar um excelente artigo em torno dos comentários e da opinião de casa blogueiro/visitante.
      Abraço

  5. Muito bom o artigo!
    A organização de um artigo é um dos fatores mais importante para que a leitura se torne agradável e absorvida pelo leitor.
    Concordo com você, temos sempre que estar de olho em como escrever um artigo de forma a sempre inserir uma inovação.
    Abraço!

    1. Olá Stenio,

      A organização é um ponto fundamental de qualquer artigo, a parecer que não, um artigo bem organizado tem uma taxa de rejeição menor. Isto porque o visitante tem tendência a ler só o que lhe interessa, se você não lhe mostrar logo o “caminho” que ele quer, ele simplesmente sai do blog.

      Eu embora já ande na Internet à algum tempo como blogueiro ainda sinto muita dificuldade em organizar os meus artigos, mas com o tempo irá tudo ao sitio.

      Abraço.

  6. […] Na minha opinião e por experiência própria os sites que necessitam mesmo de ser actualizados a toda a hora são os sites de entretenimento, isto porque existem visitantes regulares e a sua concorrência acaba por ser do mais elevado que há, um dia sem publicar nada é quase o mesmo que fechar o blog. Outro caso e este muito óbvio, são os sites de notícias. Notícias quase podem ser actualizadas ao segundo, se o blog for muito genérico dá para arranjar tema para ocupar todos os minutos do seu tempo a escrever artigos/notícias. […]

  7. Otimo artigo! O artigo de qualidade é a chave para o sucesso de um blog! Concordo com essas dicas, considero o ponto de organização muito importante, pois todos blogueiros tem de olhar seu próprio blog com outros olhos, com os de um leitor!
    Abraços e sucesso!

    1. Olá Everson,
      Como já disse a outros amigos blogueiros, de facto é mesmo um ponto importante.
      Abraço e igualmente.

  8. Olá Jóni,

    Conheci o seu blog hoje e gostei muito já no primeiro artigo que li (este).

    A formula de um bom artigo acaba de ser descrita! Acredito que ser direto, manter a organização e inovar sempre que possível são os princípios que não podem deixar de ser aplicados em um artigo.

    Abraços!

  9. Jóni, gostei muito das sua informações.Sou marinheira de 1ª viagem. Estou buscando a perfeição, ainda não seu fazer um bom trabalho, as fotos são minhas, digito o texto no powerpoint ou no word, más não fica bom.
    Poderia me ajudar. Grata.

Comments are closed.

Back To Top