skip to Main Content

Como diminuir a taxa de rejeição do seu site

Um dos grandes problemas com que os blogueiros e webmasters se deparam nos seus sites é a taxa de rejeição alta.

O que causa a taxa de rejeição alta?

A taxa de rejeição tem vários factores que a medem, tudo está ligado à interacção do visitante dentro do site. Dentro desses factores que contribuem para o cálculo da taxa de rejeição dos sites encontra-se o tempo médio que cada visitante passa no site, o número de páginas vistas, os cliques, entre outros.

Se o conteúdo do seu site não for escrito de forma correcta e organizada o mais provável é que isso esteja a influenciar a taxa de rejeição do seu blog desde início. Em baixo vou lhe deixar algumas dicas de como pode proceder de forma a diminuir a taxa de rejeição.

diminuir a taxa de rejeição

1 – Aposte na usabilidade do site

Um site visualmente atractivo faz muito bem aos olhos e sem dúvida que cativa os visitantes a permanecerem mais um pouco no site. Mas se não apostar na usabilidade pode ter a certeza que não vai cativar o visitante a navegar por outras páginas do seu site.

Coloque todos os métodos de navegação do site bem visíveis e de forma facilitada para o visitante. Defina bem onde é o menu, coloque artigos relacionados no fim dos seus artigos, etc.

2 – Reduza a publicidade

A publicidade de um site pode influenciar de certo modo a taxa de rejeição do seu site. Não coloque muita publicidade above the fold ou em português, acima da dobra, isto porque o visitante quer ler o artigo e não andar a fazer scroll até achar conteúdo. Acredite, se você fizer o visitante fazer scroll para ver o que quer, o mais provável é que ele saia do site antes de descobrir onde se encontra o conteúdo.

Não utilize popups! Uma das formas mais rápidas de mandar um visitante embora é a utilização de popups. Os popups são das formas mais intrusivas que existem e que mais afectam a taxa de rejeição pela negativa. Muitas pessoas nem chegam a olhar para o site, fecham logo a janela.

3 – Escreva de forma correcta e organizada

Uma das coisas que os visitantes mais gostam quando entram num site é ler boa informação, bem estruturada e sem erros ortográficos ou de sintaxe.

Aproveite para organizar os seus artigos com subtítulos de forma a mostrar logo ao visitante o que ele pretende ver. Por norma tem 3s para cativar o visitante, por isso aproveite o primeiro paragrafo dos seus artigos para meter uma breve descrição do que é o texto.

Mais dicas sobre escrever para blogs:

Como escrever um artigo

Conclusão…

De forma a conseguir diminuir a taxa de rejeição do seu site deve tentar ao máximo criar um bom site, pouca publicidade, apostar na usabilidade e no conteúdo.

Se você oferecer um produto (neste caso um site) de qualidade aos seus visitantes acredite que estes permanecerão mais tempo e abrirão mais páginas de certo.

Jóni Oliveira

Trabalho online por conta própria desde os 17 anos (2010) e desde então nunca tive um emprego comum. Sempre com ideias e projetos novos a serem lançados, posso dizer que hoje faço o que quero e o que gosto e ainda tenho a liberdade geográfica para morar onde bem entender, com uma simples ligação à Internet.

This Post Has 7 Comments
  1. Jóni, a taxa de rejeição é um fator levado em consideração quando o Google faz a indexação dos blogs, sendo assim é de extrema importância dar valor a essa métrica. Acredito que um ponto a ser somado a esta lista é a questão de praticar o link building de modo a prender o leitor por vários artigos.

    Abraços, Arlindo Armando

  2. Ola Jóni, com certeza se fizermos conforme seu artigo diminuíremos e muito a taxa de rejeição do nosso blog, mas destaco a parte dos artigos relacionados.

    Até.

  3. Olá Jóni,

    Eu tento trabalhar diariamente para reduzir a rejeição e até o momento estou com ótimo resultados, mas sempre estou adaptando algo diferente e fazendo novas aplicações.

    Obrigado por partilhar.

    Abraços

  4. Acho que um dos problemas também é que quem mais ajuda a reduzir a taxa de rejeição são os leitores do site, que já tem intimidade com o blog e tem costume de ler mais de uma postagem, pois os que chegam pelos buscadores, na maioria das vezes estão atrás de um assunto específico e se não encontrarem vão logo embora, aliás até mesmo quando encontram pois era só o que queriam no momento.

    Acontece que o seu blog pode ser interessante para esse leitor ocasional, mas as vezes ele está tão focado no que procura que ao sair nem grava o endereço e você perde o que poderia ser um futuro leitor fidelizado.

    Você tem pouco tempo para conseguir isso porque provavelmente ele só vai ler o título e o primeiro parágrafo se até lá ele não encontrar o que procura vai embora rapidinho.

    Eu até já escrevi sobre isso e lancei um desafio de quais técnicas que poderiam ser usadas para incentivar esse tipo de leitor, antes de sair, colocar o blog no favoritos ou assinar o feed, porque eu mesmo não tenho uma ideia já formada.

    1. Olá Dermeval,
      Você tem total razão e acho o seu comentário um complemento muito bom para este artigo sobre diminuir taxa de rejeição.
      Sem dúvida que os visitantes do Google (paraquedistas) ajudam bastante para que esta aumente, mas trabalhamos todos os dias para conseguir que eles se tornem visitantes assiduos.
      Abraço

  5. Compartilho da opinião do Demerval. O que faz aumentar a taca de rejeição dos nossos blogs são os visitantes vindos dos mecanismos de busca. Pois estes buscam por algo bastante específico e na maioria das vezes vão embora pela mesma porta que entraram.

    Sejamos sinceros, quem não gosta de blog não vira um leitor de MetaBlogs. Acredito que os Metablogs estão fadados a ter taxa de rejeição aproximada de 50%.

    Abraços!

Comments are closed.

Back To Top