Como aumentar os ganhos com Google Adsense

O Google Adsense é hoje o “pé de meia” de muitos bloggers pelo mundo fora. No Brasil existem pessoas (diga-se, equipas de trabalho) que ganham na faixa dos 300 mil ou mais por mês em uma única conta. Nos Estados Unidos existem pessoas que ganham milhões, basta pesquisar um pouco. O fato é que muita gente já se sentiria feliz se pudesse ganhar algum dinheiro por dia com este programa de anuncios da Google e por isso vou passar algumas dicas para que consigas os teus primeiros ganhos com o AdSense.

Como costumo dizer, os primeiros 100 são sempre os mais dificeis de ganhar, depois disso é sempre a faturar. 🙂

google adsense

 

Vamos então as dicas:

Não te preocupes com o rendimento, mas sim com o conteudo!

Se o conteúdo do teu blog for melhor que o dos teus concorrentes e for mesmo aquilo que quem pesquisa por ele quer ler, podes ter a certeza que para além de conseguires captar mais tráfego no teu site, também terás bastantes campanhas otimizadas para o teu texto que acabam por levar os visitantes a entrar nelas e a fazer te gerar dinheiro com o adsense.

Tráfego e mais tráfego…

Há quem ganhe muito dinheiro com o Google AdSense com pouco tráfego, mas normalmente não são nichos fáceis de trabalhar…. ou então a pessoa em questão tem dezenas ou centenas de blogs com pouco tráfego que na totalidade acabam por ter muito tráfego e gerar muitos cliques no adsense e assim ter uma conversão muito boa. Aqui ter uma boa otimização e relevancia nos motores de busca e redes sociais é importante, quanto mais tráfego de qualidade gerares mais probabilidade há de haver alguém que cliqyue num dos anuncios impressos no site.

Tamanho dos banners

O tamanho do banner influência nos rendimentos, no valor dos cliques, na quantidade de cliques, no número de cliques por cada X visitantes, etc..

Os banners que normalmente mais convertem são os 336×250, 300×250 e os 728×90, isto porque são os mais comuns e aqueles onde mais os anucniantes investem, quanto mais concorrência existir para determinadas palavras chave no conteúdo e para um tamanho de um banner mais provavel é tu conseguires um CPC melhor.

Cores dos links

Como em qualquer produto ao qual queira dar destaque, as cores são importantes. Com as cores tu consgeues manipular a atenção que o visitante vai dar aos teus banners. Imagina que entras num site todo em rosa e branco e aparece um banner logo em baixo do titulo da página com um fundo preto, podes nem clicar nele, mas a verdade é que ele te chama mesmo à atenção, não é?

Basicamente vais ter de jogar com as cores, testar o que funciona e o que não funciona, mas uma coisa é garantida, há cores que nunca funcionam, por muito destaque que queiras dar aos anuncios lembra-te de uma coisa bastante importante: Os visitantes tem de conseguir ler o que lá está escrito, ninguém clica num link sem saber para onde vai ou o que é.

Misturar campanhas com conteúdo, NÃO

A sério? Não vamos fazer isto, pelo menos de forma a que o conteúdo se confunda com a publicidade e leve o visitante a clicar induzido em erro a pensar que o banner é alguma continuação do artigo do teu site ou blog. Para além disso isto é totalmente contra as politicas do AdSense.

O que podes fazer é descobrir quais são as posições com melhor CTR, ou seja, que com a mesma quantidade de tráfego te convertam mais cliques. Se acreditas que os teus artigos são de qualidade e o visitante lê até ao fim, depois de fazeres o melhor texto da tua vida a explicar tudo ao pormenor e a teres convencido o visitante a comprar aquele tipo de produtos, metes por exemplo 2 banners 300×250 no fundo do artigo. Quem sabe se ele não chega ao fim do teu artigo e quer mesmo aquele produto, é quase certo que ele dê uns cliques depois do tempo desperdiçado a ler sobre aquilo que supostamente lhe interessa adquirir. Este método é basico e funcional, uso bastante com afiliados.

0
(Visited 35 times, 3 visits today)

11 Comments

  1. enfim 22 janeiro, 2013 at 21:38

    Este artigo é sensacional sem duvida, serve para encher chouriços e para iludir pessoas (como outros sites que por aí andam que prometem mundos e fundos).

    Por exemplo, um dos blogueiros mais conhecidos dos EUA e que mais ganha com adsense publicou a seguinte foto a uns tempos atrás: http://newspaper.li/static/ae9832ba22c390d254f6a84a9e1dc0ce.jpg

    Diga-se que essa foto representa o ganho de 2meses (ou 3 já não me recordo bem)! Sendo os EUA o país onde os cliques são mais bem pagos, dado ser o país do mundo mais desenvolvido, e o brasil dos mais mal pagos como é possível nos EUA um ganhar cerca de $100mil em dois meses (+/-75mil €) e no brasil alguém ganhar 300mil reais (penso que se referia a essa moeda) que são cerca de 100mil € por mês?????

    O ouvi dizer não serve para escrever artigos/noticias de qualidade.

    Fico a espera de provas concretas para justificarem o artigo.

    Relembro que o artigo fala de blogueiros e não de empresas ou similares…

    Obrigado

    Reply
    1. Jóni Oliveira 22 janeiro, 2013 at 23:27

      Olá, obrigado pelo comentário.
      Vou retificar, os 300mil são baseados em algumas agências br que mantém alguns blogs/portais com adsense.

      Também saliento o fato da foto do cheque da google do ShoeMoney ser de 2005.

      Cumprimentos

      Reply
  2. mestre dos sites 23 janeiro, 2013 at 12:21

    São informações bacanas, mas duvido que um unico site BR chegue a isso, uma conta inteira adsense com varios sites até acredito ser possivel sim.Até por que quem tem sites muito grandes, começa a valer mais a pena os anunciantes diretos ou alguns programas de cpa.

    Reply
  3. Marcos Aurelio 23 janeiro, 2013 at 13:36

    Que revolta é essa meu amigo? Só porque é no Brasil? O que você entende de Brasil para falar umas asneiras dessas? Não fica perdendo seu tempo preocupado com o Brasil não, comece a trabalhar e logo logo você vai ver a grana cair na sua conta. O adsense paga é por trabalho e não por preocupação com a vida dos outros.

    Reply
  4. Gustavo Freitas 23 janeiro, 2013 at 18:29

    Jóni,
    parabéns pelo artigo e pelas dicas passadas. Quanto aos valores, sempre é complicado mesmo fazer projeções, por isso as evito. Eu ganho em média 3 mil dólares mês com o Google Adsense, mas sei que se conseguisse emplacar mais dois ou três blogs com o faturamento que tenho em um desses blogs poderia dobrar esse valor facilmente.
    Mas não o posso, pois estaria tirando um tempo em que invisto em outros negócios online relativos a blogs para não ficar tão dependente do Google Adsense.
    Ah, cheguei ao artigo pela conversa no Grupo do Adsense no Facebook.
    Abraço.

    Reply
  5. Pingback: 5 artigos de outros blogs que eu recomendo! - Mundo dos Blogs

  6. Ivo Pereira 29 janeiro, 2013 at 8:54

    Tanta vítima de perseguição aqui lol.

    Excelente artigo Jóni, a cobrir as bases essenciais de uma boa campanha no Adsense. 🙂

    Agora, o resto é com as pessoas, o chamado Tweak & A/B 🙂

    Reply
  7. Henrique 22 abril, 2013 at 23:10

    Jóni muito obrigado por elucidar iniciantes com eu.
    Que o sucesso o persiga, para que você nos continue a orientar neste caminho.
    Muito Obrigado.

    Reply
  8. Ganhar dinheiro 29 junho, 2013 at 14:15

    Otimo artigo!

    Acho que , em se tratando de ganhos com o adsense , é essencial nos atentarmos para o nicho em que estamos atuando.

    Há nichos extremamente rentáveis no qual podemos faturar muito dinheiro.

    Abraços!

    Reply
  9. Jorge Silva 9 julho, 2013 at 13:15

    Olá!

    As dicas ai recomendadas são excelentes para aumentar os ganhos com o Google Adsense, eu próprio já as usei e sei que funcionam. Porém não vale a pena investir-mos tempo a personalizar os anúncios do Google Adsense se não possuirmos milhares de visitantes diários, penso que é um ponto a pensar.

    Excelente artigo, abraço!

    Reply
  10. Rafael Melo 23 agosto, 2013 at 2:24

    Só não entendi a revolta de alguns aqui quanto aos valores informados, rsrs isso é o de menos!
    O que importa foram as dicas muito boas, principalmente a de misturar publicidade com conteúdo, que é algo que sempre tento evitar em meus blogs!
    Abraços

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *