Aumentar fãs no Facebook e gerar tráfego para blogs

Hoje o artigo é uma breve introdução à potencialidade do Facebook, não para criação de contactos com outros blogueiros mas sim para gerar tráfego para os nossos blogs.

Numa breve troca de comentários com quatro blogueiros brasileiros que comecei a seguir recentemente (Iago Melanias, Stenio Ribeiro, Bruno Simomura e Arlindo Armando) percebi que a rede social Facebook no Brasil ainda não é aproveitada da melhor forma.

Com o Facebook hoje em dia é possível lançar um site e começar a monetizar o mesmo nos primeiros segundos, isto porque a partir do momento que você tem conteúdo poderá começar a divulgar no Facebook em páginas segmentadas (com pessoas que “curtem” o seu nicho ou blog) ou em páginas genéricas que tem  pessoas com aos mais distintos gostos de forma a conseguir algum tráfego e possivelmente conversão monetária..

facebook marketing

Consiga muito tráfego para o seu site desde o primeiro dia!

Conseguir muito tráfego para um site desde a sua criação agora não é complicado, se você for administrador de uma página de Facebook com bons números de “gosto/curtiu” e com alguma actividade poderá conseguir desde 1 visita até milhares no primeiro minuto pós divulgação.

Crie conteúdo viral e obtenha muitos fãs de uma só vez!

A criação de conteúdo viral para o Facebook é uma prática muito comum entre administradores de páginas, o conceito desta prática é muito simples. Desde que o Facebook implementou o botão de partilha os utilizadores tem tendência a partilhar imagens, frases e vídeos que gostem ou que transmitem o que estão a pensar naquele momento.

A parte boa destas partilhas é que leva a sua página agregada e assim com cada partilha você dá a conhecer a sua página aos amigos do usuário que partilhou. Simples não é?

alcance facebook

A melhor forma de conseguir “gostos” de forma mais rápida é utilizando imagens.

Mas tenha em atenção que alguém teve trabalho a criar esta imagem e não deve colocar em qualquer lugar, se o nicho da sua página é de blogs, consiga uma imagem relacionada criada por si, não coloque uma imagem com mulheres nuas num site de créditos.

Não pare de actualizar a sua página para manter os seus fãs!

De forma a não ficar sem actividade na sua página – sim, as páginas se não forem actualizadas perdem actividade o que vai fazer com que mais tarde ou mais cedo você tenha muitos fãs mas poucos vejam as suas publicações – deverá criar uma rotina de actualização.

Segundo a minha experiência o ideal é actualizar a página de uma em uma hora (1 em 1h) variando sempre entre, perguntas, imagens, textos e ligações.

Agora que já tem muitos fãs pode começar a gerar muito tráfego!

Gerar tráfego para os seus blogs é tão simples quanto escrever o que está pensando no seu moral. Para que a página gere fãs comece por partilhar links na sua página, mas tenha em atenção, pode ter uma página muito grande e ela perder actividade. Não partilhe só links, continue partilhando imagens e textos para os seus fãs irem consumindo e comentando.

tráfego facebook

Concluindo…

O Facebook é uma ferramenta poderosa para webmasters e blogueiros e com ela pode tornar o seu site bastante conhecido a nível mundial com bastante facilidade. Como é óbvio, com muito tráfego a probabilidade do seu site dar uma boa renda é bem maior.

O Facebook em Portugal já é utilizado por centenas se não milhares de blogueiros, no Brasil parece ainda não ser muito comum, mas acredito que mal os colegas do Brasil entendam a potencialidade desta rede social vão aderir em massa à sua utilização.

Esta foi uma abordagem mesmo muito básica acerca da potencialidade do Facebook, mas a partir deste artigo irei lançar muitos outros explicados de forma aprofundada para que você entenda como funciona a maior rede social.

0
(Visited 7 times, 1 visits today)

22 Comments

  1. Arlindo Armando 27 março, 2012 at 0:23

    Olá Jóni, sou muito grato a ti, ja que me deu dicas valiosas relacionadas ao facebook. Tenho absoluta certeza que ainda poderemos trocar muitas informações durante nossas trajetórias 🙂

    Vou apostar mais firmemente na divulgação através do facebook, tenho certeza de que fará uma grande diferença no meu blog.

    Abraços, Arlindo Armando

    Reply
    1. Jóni Oliveira 27 março, 2012 at 0:31

      Olá Arlindo,
      Estamos cá para ajudar uns aos outros, da mesma forma que eu lhe dei a dica do Facebook e de aumentar o tráfego do seu blog, também tenho a certeza que mais tarde ou mais cedo será você a me dar uma dica muito importante para a minha jornada como blogueiro.

      Força nisso, deve-se apostar nas coisas enquanto elas ainda tem algum impacto. Amanhã já pode ser tarde de mais, se é que me faço entender. 🙂

      Abraço

      Reply
  2. Izaque 27 março, 2012 at 0:34

    Olá Amigo, realmente o facebook é muito poderoso, e ajuda os blogueiros de mais, suas dicas ajudam muito irei acompanhar as outras falando sobre p facebook, até mais.

    Reply
    1. Jóni Oliveira 27 março, 2012 at 0:42

      Olá Izaque,
      O Facebook é de facto uma ferramenta poderosa para converter afiliados e tráfego para os nossos blogs.

      Ainda bem que consigo ajudar, o blog foi criado com esse intuito.

      Abraço

      Reply
  3. Stenio Ribeiro 27 março, 2012 at 3:08

    Olá Joni!
    Fico muito feliz e agradecido por ter sido citado aqui no seu artigo.
    Realmente temos que saber aproveitar o potencial de cada rede social ainda mais quando se trata do Facebook.
    Creio que com essa breve introdução, todos que lerem já pensarão de uma forma mais carinhosa, quando se tratar do facebook.
    Abraços!

    Reply
    1. Jóni Oliveira 27 março, 2012 at 3:57

      Olá Stenio,
      Afinal de contas uma das conversas entre blogueiros passou-se no seu Fcabeook né? 🙂 Tinha de citar.

      É mesmo isso que você diz, tem de se saber aproveitar a potencialidade de cada rede social e metela a jogar em nosso favor.

      Espero que esta introdução seja mais um incentivo sim!

      Abraço

      Reply
  4. Lucas Rolim - Otimizar Blog 27 março, 2012 at 3:13

    Ola Jóni,

    A algum tempo eu percebi este cenário que você acaba de retratar em seu artigo. Por vezes me pego maquinando varias estratégias para por em prática em minha página de fans, mais acabo sempre deixando para depois. Acredito que este artigo foi o empurrão final para me motivar a utilizar de maneira mais concisa o Facebook.

    Reply
    1. Jóni Oliveira 27 março, 2012 at 3:55

      Olá Lucas,

      Cada página é uma página e o nicho de mercado da página também tem bastante influência na forma como deve gerar atividade nela. Contudo, amanhã será publicado um artigo relativamente aos principios básicos da publicação no Facebook. Isto tudo com um exemplo prático de outro colega blogueiro do Brasil.

      Espero que consiga alcançar sucesso com suas páginas, eu tenho algumas de sucesso outras nem tanto, mas é como tudo na vida. 🙂

      Abraço

      Reply
  5. Bruno Simomura 27 março, 2012 at 16:40

    Olá Joni,

    Estou constantemente a trabalhar uma estratégia para promover o tráfego social de maneira mais produtiva, considero essas dicas muito pertinentes, sendo que já está nos meus planos uma estratégia diferenciada para a fã page.

    Obrigado pela citação, e obrigado por compartilhar esse artigo.

    Reply
    1. Jóni Oliveira 27 março, 2012 at 16:45

      Olá Bruno,

      Este foi um artigo muito resumido acerca do Facebook, mas será complementado com listagens de ligações para futuros artigos.

      Como já comentei no seu blog, o próximo artigo será acerca da sua Páginas de Fãs e vou lhe mostrar com um exemplo bastante prático a forma como deve colocar as publicações (ligações para o seu blog) de forma a conseguir mais cliques e maior interação por parte do fã.

      Abraço

      Reply
  6. Ezequiel da Silva 28 março, 2012 at 0:05

    Fala Jóni, sem dúvida o Facebook está detonando, é a rede social do momento e nós blogueiros devemos sim investir nela. Seus artigos são muito bons, seu blog ta muito legal, continue no caminho que é sucesso certo!

    Abraço cara.

    Reply
    1. Jóni Oliveira 28 março, 2012 at 0:25

      Olá Ezequiel,

      Tem de se investir no Facebook enquanto este vale o que vale. A qualquer momento pode deixar de ser uma boa fonte de tráfego.

      Obrigado e abraço

      Reply
  7. Digo Cabral - Tudo Para Sites 28 março, 2012 at 0:14

    Jóni, o Facebook realmente é uma ferramenta indispensável na captação de leitores, ótimo artigo.
    abraços,
    Digo Cabral

    Reply
    1. Jóni Oliveira 28 março, 2012 at 0:24

      Olá Digo,
      Sem dúvida.

      Obrigado e abraço

      Reply
  8. Mirko Filipovic 28 março, 2012 at 0:43

    Saudação Joni!
    Suas dicas estão fantásticas, realmente o facebook é um ferramenta poderosa para um blog, eu ainda não estou tirando todo proveito dela, mas vou está cada vez mais buscando me aperfeiçoar nessa rede, para ter um resultado maior.Abraços!

    Reply
    1. Jóni Oliveira 28 março, 2012 at 1:09

      Olá Mirko,

      Você nem imagina o quanto é o poder do Facebook, com uma simples postagem no mural da sua página de fãs você consegue mandar abaixo um servidor dedicado. eheh

      Agora falando menos a brincar, você consegue subir seus ganhos de forma fantástica.

      Abraço e obrigado

      Reply
  9. Pingback: 3 Formas de publicar automaticamente no Facebook

  10. Du chapeu( wagner ) 14 abril, 2012 at 0:01

    Ola parceiros
    Eu uso o face da seguinte forma:
    Publico no blog e compartilhe no facebook, é um trab em etapas mas gosto assim, meu blog é de divulgaçao de eventos na area da dança e o que faço e recolher o post no Face e montar a divulg. no blog,e compartilhar de volta no face, e no googgle+ o pessoal gosta muito e ate pedem, mas meu trafegoi ainda e baixo.
    Abs a todos e sucesso pra nos.
    Du chapeu

    Reply
  11. ren002 21 junho, 2012 at 17:15

    Se as dicas apresentadas funcionarem e acredito que sim porque tem tão poucos seguidores na sua caixa facebook (53).

    Continue e não desista.

    Reply
    1. Jóni Oliveira 23 junho, 2012 at 10:37

      Porque o blog é recente..

      Reply
  12. Almeida 26 junho, 2012 at 2:59

    Sem dúvida as redes sociais, em especial o facebook, são poderosas ferramentas de divulgação de um blog.
    Artigo muito interessante.
    Sucesso!

    Reply
  13. salazar 21 maio, 2015 at 20:07

    vamos criar um forum.. algo para .. compartilhar melhor as ideias

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *