skip to Main Content

Apostar em Nichos ou Micro nichos?

A escolha do tema do blog não poderá ser feita por ninguém para além de si. Um micro-nicho por norma tem concorrência bastante escassa (pelo menos de sites específicos, já genéricos podem existir milhares) o que te possibilita de ficares logo nas primeiras posições para a pesquisa que te interessa. Já o Nicho abrange vários micro nichos, é algo muito mais genérico por norma são blogs que tem pano para mangas e que tem forte concorrência na frente dos motores de busca.

Os Nichos

nichos

Os nichos de mercado como referido em cima podem ser bastante abrangentes, considero-os ideais para quem quer apostar em projectos grandes e só espera rendimento a longo prazo.

Um bom exemplo de um nicho é o nicho “Dinheiro”, dentro do mercado ligado ao dinheiro pode-se apostar em bastantes coisas, por exemplo, ganhar dinheiro na internet, poupar dinheiro, estado económico do país, crise, tipos de moedas, entre muitos outros.

Como deu para entender, o nicho é tão abrangente que para rankear uma palavra na sua área é uma complicação tremenda, existem centenas de milhares de blogs a trabalhar palavras como dinheiro e ganhar dinheiro, sempre que nasce alguns vê-se logo em fórums os utilizadores a comentar “mais um?”.

Se pretende ganhar dinheiro a curto prazo e posicionar-se facilmente nos motores de buscar acho que este não será o seu caminho. Exige muito mais trabalho, dedicação e investimento.

Os Micro Nichos

micro nicho

Os micro nichos de mercado tornaram se populares devido à facilidade com que se posicionam nos motores de busca e também ao seu rendimento a curto prazo. Muitos bloggers e webmasters apostam em algumas dezenas de blogs de micro nicho de forma a conseguirem bons lucros (com o rendimento todo acumulado de ambos os blogs) a curto prazo e sem grande trabalho.

Os micro nichos em que eu costumo investir tem todos entre 800 e 3mil pesquisas exactas  para a palavra chave em questão, são de baixa concorrência e tem algum aumento de pesquisas nos últimos 3 meses (Isto sempre a basear-me no keyword tool do Google).

Se decidir entrar em micro nichos lembre-se de uma coisa bastante importante, existem muitos livres é verdade mas nem todos tem forma de ser rentabilizados, daí estarem livres.

Pessoalmente tenho tendência para apostar em ambos os casos dependendo da concorrência e da sua dificuldade. Nos últimos três meses tenho apostado em nichos pouco concorridos, o que me levou a afastar um pouco dos micro nichos.

Jóni Oliveira

Trabalho online por conta própria desde os 17 anos (2010) e desde então nunca tive um emprego comum. Sempre com ideias e projetos novos a serem lançados, posso dizer que hoje faço o que quero e o que gosto e ainda tenho a liberdade geográfica para morar onde bem entender, com uma simples ligação à Internet.

This Post Has 17 Comments
  1. Olá Joni, acredito que investir em micro nichos pode ser uma ótima opção, é algo que não toma tanto o tempo do blogueiros, pois geralmente basta produzir alguns conteúdos de imediato e depois atualizar de 15 em 15 dias e ja esta a ganhar algum dinheiro. Vou investir nesse area e veremos no que vai dar 🙂

    Abraços, Arlindo Armando

    1. Olá Arlindo,

      O tipo de investimento dos micro nichos não é adorado por todos os blogueiros, sendo que alguns em vez de chamar sites de nicho chamam sites de lixo.

      Isto porque por norma são sites feitos para elevado CTR em adsense ou em qualquer outro programa de monetização, mas como tudo na internet… depende do webmaster.

      Abraço

    1. Olá Digo,
      É isso mesmo, um pode complementar o outro.

      O rendimento é relativo, dei maior foco ao trabalho, se trabalhar com “ganhar dinheiro na internet com o facebook” terá muito menos trabalho que ao trabalhar apenas com “ganhar dinheiro”.

      Abraço

  2. Olá Joni,

    Acredito que micro-nichos são estratégias válidas para rentabilizar projetos, porém, sou mais adepto a criar um projeto em um nicho mais amplo e subdividir o assunto em várias categorias, de modo a captar tráfego para cada tipo de assunto (envolvendo a mesma essência).

    Abraços

    1. Olá Bruno,

      Um projecto mais amplo requer sempre que o máximo de nós seja dado para que este se torne grande.
      Pessoalmente gosto de trabalhar com ambos. Por vezes acabo de complementar projectos grandes com pequenos nichos e fazer algumas trocas de links, etc.

      Abraço

  3. Olá Jóni,

    Interessante sua colocação sobre nichos e micro-nichos. Me pego várias vezes em criar diversos blog em micro-nichos, acredito que eles são uma excelente forma de renda passiva depois de um certo número de artigos.

    1. Olá Lucas,

      Sem dúvida alguma.
      Por vezes um artigo com muito bom conteúdo é o que basta.

      Abraço

  4. Saudações Joni!

    Assim como o Bruno, eu prefiro mais trabalhar em um nicho especifico, mais que aborde várias categorias semelhantes ao assunto. Mas para quem tem tempo e quer rendimentos o mais rápido possível, os micro é o caminho. Abraços!

  5. Olá Joni,

    Os micronichos podem ser uma aposta, mas ao contrário do que parece exigem muito mais esforço. Particularmente, prefiro me concentrar num nicho mais abrangente e ter a paciência de auferir resultados a longo prazo.

    Abraços

    1. Olá Antonio,

      Acha que exigem mais esforço? Também depende muito da concorrência, neste caso refiro-me a micro nichos de concorrência quase nula.

      Abraço

  6. Eu acho que a pessoa deve escolher aquilo que gosta . eu por exemplo adoro dinheiro rsrsrsrs por isso criei o “gerando renda online” e musica e criei “partituras para metais” mais ambos estão em faze de crscimento pois eu estou lendo , lendo e trabalhando muito incansavelmente.

  7. Excelente artigo Joni. Eu tenho tido mais sucesso com micro-nichos. Ganha-se pouco, mas e bastante menos competitivo

  8. Trabalhando com nichos concorridos você só terá resultados a longo prazo, porque vai levar um bom tempo para ficar bem posicionado e começar a gerar renda passiva.

  9. È necessário primeiro de tudo um bom planejamento e organização de ideias produtivas para que tudo caminhe para um caminho de sucesso independente do nicho escolhido.

Comments are closed.

Back To Top