6 Dúvidas comuns dos blogueiros iniciantes

Hoje trago para o blog 6 dúvidas comuns entre as pessoas que estão a pensar criar um blog ou que já tem um blog mas ainda estão em fase inicial. Obvio que há milhares de perguntas, mas depois de uma pequena conversa com outros colegas blogueiros acho que estas são das mais frequentes.

Deixei uma resposta, como habitual é uma oponião pessoal com base em experiência pessoal e uma recomendação que faço para ti.

Qualquer dúvida que tenhas para além destas podes deixar um comentário ou até mesmo utilizar o formulário de contacto, que respondo-te num novo artigo se o tema for geral ou respondo-te da mesma forma pela qual entraste em contacto.

duvidas blogueiro

Sobre que tema devo escrever no meu blog?

A escolha do nicho dos blogs é uma decisão bastante dificil, que dependendo do nível de conhecimentos de cada blogueiro pode ser tomada por gosto ou por conhecimento de um determinado mercado. Pessoalmente prefiro recomendar sempre a criação de blogs numa área que te sintas à vontade e gostes, isto porque primeiro ao fazer o que gostas consegues estar mais motivado e a dedicação é totalmente diferente de quando estás a fazer algo por obrigação e em segundo porque desinformação é o que há mais na Internet, se escreveres sobre algo que dominas consegues passar informações mais certas ou até mesmo certas aos vossos leitores.

De que forma devo interagir com os visitantes?

A interação com os visitantes deve ser definida por ti desde o começo do blog, eu aqui estou a tratar-te por “tu”, mesmo com noção que pode aparecer alguém do Brasil e o texto perca um pouco de sentido para essa pessoa. No entanto é a forma mais próxima que tenho para falar com os da minha lingua nativa e é assim que farei ao longo de todo o blog. O meu objetivo é mesmo criar alguma afinidade com o leitor, por isso vou manter tudo em ton pessoal (e como podes ver, tenho alguns posts pessoais publicos no blog). Acho que consegues saber melhor que eu a forma como deves interagir com o visitante. A melhor dica que te posso dar é de te manteres transparente a certos comentários – não alimentes os trolls (há muitos na net…).

Com que regularidade se deve escrever no blog?

Já escrevi anteriormente que existem alguns blogs de sucesso que não são atualizados diáriamente e continu apologista que só se deve atualizar um blog quando realmente vale apena, quando se quer adicionar algo de útil à blogosfera ou quando se tem algum artigo pretinente para colocar online. Actualizar um blog com aquilo que chamamos de “palha” em Portugal é cansar o leitor a ler porcaria e a desinteressar-se rapidamente pelo que escrevem.

Por isso, cada um deve saber com que regularidade deve actualizar o seu blog, quantos artigos por dia ou por semana vem acrescentar algo de novo? Tenham sempre isso em atenção.

Obviamente que um site de noticias genérico pode chegar a ser atualizado milhares de vezes ao dia.

Como posso divulgar e fazer crescer o meu blog no meio de tantos e tão conhecidos?

Esta pergunta dá pano para mangas, mais tarde irei abordar a pergunta de forma mais complexa e deixo aqui um link para quem ainda não viu, mas para já e resumidamente, a melhor forma de levar um blog ao sucesso no meio de tantos tubarões é inovar e criar conteúdo de qualidade. NUNCA copies a concorrência, copiar não significa que vão ter o mesmo sucesso, normalmente (e acreditem) só perdem dinheiro, tempo e saiem bastante prejudicados na web. Aposta em publicidade noutros blogs com publico alvo de interesse ao teu blog, regista o blog em dirétorios de blogs, divulga nas redes sociais, envia emails, há mil e uma formas de fazer chegar o blog a todo o mundo.

Quantas horas preciso de trabalhar diariamente para manter um bom blog?

Eu tanto trabalho num dia 1 hora como trabalho noutro dia 20 horas, tudo depende da quantidade de tarefas que tens para fazer, mas se fores uma pessoa organizada (ao contrário de mim) deves conseguir fazer tudo o que necessitas de 1 a 8 horas. É claro que depende muito do teu blog, certos blogs requerem muito trabalho de backoffice, outros podem estar meses sem ser atualizados. Quando começarem a aparecer resultados conseguem uma ideia melhorar de quanto tempo devem ou tem de dedicar a ele.

Quano vou ganhar com o meu blog, existem formas rápidas e fáceis de ganhar dinheiro?

Como costumo dizer nas entrevistas que me fazem, tanto podes ganhar 10 como 1000. O sucesso e o ganhar dinheiro online para além de bastante trabalho que dão, também necessitam um pouco de sorte (já tive essa sorte.. eheh), calhar com um nicho perfeito, rentável e chegar ao sucesso com ele não é só devido ao trabalho, mas o trabalho é um bom meio de pegar na sorte e levar o projeto ao sucesso. Dito isto, não respondi há pergunta, mas é impossivel alguém falar de valores certos, por isso a minha resposta pessoal é: Podes ganhar muito dinheiro, mas depende…

Espero ter ajudado, abraços!

0
(Visited 16 times, 1 visits today)

1 Comment

  1. hérika 30 dezembro, 2013 at 22:11

    Achei super interessante esse site, aqui é esclarecido muitas dúvidas sobre qual não tive resposta pesquisando em outros sites. Parabéns !

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *